sábado, 18 de dezembro de 2010

Objetivos deste Blog

O termo “assexual” ou “assexuado” tem sido tradicionalmente utilizado como referência a amebas e outros organismo unicelulares.  Recentemente,  uma nova definição de assexualidade, compreendida como a condição de seree humanos quem não sentem atração sexual, tem ganhado visibilidade, em grande parte devido ao surgimento de comunidades virtuais de assexuais na internet. Em lugar do transtorno e do distúrbio, a palavra assexualidade tem sido associada à orientação do desejo sexual.

Os raros trabalhos científicos existentes sobre a assexualidade (a maioria nos Estados Unidos e Canadá) a definem em termos de falta de orientação sexual, falta de atividade sexual, baixo nível de excitação sexual, falta de atração sexual. Portanto, não há ainda definição capaz de englobar a diversidade das experiências relatadas por indivíduos que se autodefinem como assexuais. Alguns estudiosos ainda desconhecem a assexualidade, ou duvidam de sua existência fora no contexto do transtorno sexual. A literatura existente afirma que a assexualidade é diferente do celibato. O celibato é uma decisão consciente do indivíduo em manter-se abstinente, ou seja, a atração sexual existe, porém, o individuo escolhe não engajar-se em atividade sexual. Já os assexuais afirmam não sentir atração sexual.

A falta de desejo sexual tem sido tratada pela ciência como transtorno, seja por causas psicológicas, hormonais ou físicas. Isso se deve em grande parte ao discurso médico e biológico, que afirma que o sexo tem a função clara da reprodução, da propagação da espécie. Esse discurso ainda é muito forte na construção das representações sociais de sexualidade, reforçando a heterossexualidade como única condição “normal” em meio a outras possibilidades de condutas e identidades sexuais.

A heteronormatividade tem ocupado historicamente o espaço da normalidade, enquanto outras sexualidades minoritárias têm sido consideradas desviantes da norma. O debate, no entanto, parece concentrar-se no binarismo heterossexualidade-homossexualidade, tendo a bissexualidade no vértice do triângulo, como se fossem essas as únicas possibilidades existentes de orientação do desejo sexual. Os discursos sobre orientação sexual presentes no debate público e científico partem do princípio de que o desejo sexual é universal, embora se manifeste de diferentes maneiras.

O reconhecimento da existência de certo número de pessoas que afirma não sentir atração sexual (e em alguns casos, atração afetiva), sem que isto seja fonte de angústia, desafia esta certeza, que até agora tem se mostrado indiscutível ao longo da história. O discurso dominante nas sociedades contemporâneas reitera que o desejo e a atividade sexual, bem como a formação de relações amorosas, constitui parte da própria saúde e felicidade dos indivíduos.

Ainda em estado incipiente, a possibilidade da assexualidade como orientação sexual ainda é pouco conhecida, inclusive para assexuais em potencial. Percebe-se esse fato nas narrativas presentes nos fóruns das comunidades virtuais de assexuais na internet. Nestas, os sujeitos narram suas trajetórias na “descoberta” da “existência” da assexualidade, e como esse evento mudou suas vidas, liberando-os da pressão de adaptar-se a uma sociedade que tem na relação afetivo-sexual uma de suas características mais marcantes.

A assexualidade ainda não conta com estudos acadêmico-científicos publicados no Brasil. Como pesquisadora, iniciei recentemente uma investigação de cunho sociológico sobre este tema, tendo como ponto de partida os estudos publicados nos Estados Unidos e Canadá, esperando ampliar oportunamente para a experiência brasileira. O objetivo deste blog é trazer aos assexuais, suas famílias, amigos, pesquisadores e demais interessados, alguns desses conhecimentos, os quais espero somar à pesquisa que estou desenvolvendo.

Os assexuais não constituem um grupo homogêneo. A mesma pluralidade de experiências existente em grupos  heterossexuais, homossexuais, bissexuais, entre outros,  também se faz presente entre os assexuais. Daí, o nome escolhido para este blog ser ASSEXUALIDADES, assim, no plural, para melhor tentar abarcar esta multiplicidade de modos de ser assexual.

Espero que as informações que serão compartilhadas aqui nos próximos meses possam ser úteis e esclarecedoras aos leitores.

Até a próxima.

12 comentários:

  1. Excelente página. Depois de 38 anos descobri como eu sou. Depois de 2 casamentos... Sou homem e gostaria de conhecer mulheres assexuais, para amizade. email: corisco71@hotmail.com Boa aparência, cultural, sócio-econômica, etc....

    ResponderExcluir
  2. Olá Elisabete,
    parabéns pela iniciativa.
    Eu tenho 22 anos e ainda luto para entender toda essa questão. Confesso ser bastante confuso e até mesmo difícil de aceitar a própria condição sexual. O que quero dizer não é sobre uma rejeição a mim mesmo, mas o fato de que o sexo, algo que parece tão natural, não me traz prazer.
    Vou estar atento ao blog sempre. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Hm, então você não é uma assexuada, e sim uma pesquisadora, não é? Isso é bom. Tenho curiosidade no trabalho e espero entender melhor essa condição na qual sinto-me incluído também a partir da leitura deste blog.

    No aguardo de novas postagens, saudações.

    ResponderExcluir
  4. Betinha,
    Adorei seu blog.
    Muitos beijos

    ResponderExcluir
  5. Estava pesquisando sobre esse assunto e acabei aqui. Eu tenho 21 e acredito que eu seja assexuada.

    SEGUINDO o blog p/ tentar me descobrir
    Se possível, poste algum teste para sabermos se somo ou não..algo do tipo

    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Elisabete. Sou tutora do GDE( Gênero e Diversidade na Escola)-UFLA e a Cooredenadora Carolina passou o endereço eletrônico do teu Blog para nós, tutores.
    Gostei muito do que li e já adicionei este endereço aos meus prediletos.
    Parabéns pelo trabalho...
    Abraços...
    Líbia Aparecida Carlos

    ResponderExcluir
  7. Há pouco menos de um ano que me identifico como asexual, e mesmo com todo o conforto que tiro da AVEN, é muito bom encontrar mais informação em português, principalmente porque você pretende mostrar o lado não-patológico do assunto.
    Como uma asexual eu sei que dói ler tantos artigos dizendo que eu tenho uma doença, sendo que eu sei que não é verdade.

    Parabéns pela iniciativa e boa sorte na sua pesquisa

    ResponderExcluir
  8. Excelente trabalho Elisabete de Oliveira, a tua página é uma fonte de conhecimento e lanterna que joga um foco de alívio para muitos homens e mulheres incompreendidos por suas assexualidades. Divulgarei esta página aonde for necessário e indispensável! Saúde, satisfação e prosperidade para todos nós, abraços e até!

    ResponderExcluir
  9. Excelente trabalho!

    Tenho 20 anos e me considero um assexual. Apesar de não me sentir mal com a condição, ainda isso é muito confuso em meio a uma sociedade tão sexualizada. Acompanharei seu blog para melhor entender alguns aspectos desta questão.

    Felicidades e até breve!

    ResponderExcluir
  10. Cara Elizabete
    Certamente serei uma das leitoras assiduas de seu blog. Tenho 36 anos, uma filha e muitos, muitos questionamentos. Conheci o termo "assexual" ha poucas semanas,numa conversa informal entre amigas no trabalho. Acredito nunca ter tido um orgasmo, por tudo que ja li e estudei. Tive varios relacionamentos, heterossexuais, inclusive mantive-me casada por "longos" tres anos e meio. Espero ao longo do tempo, atraves de seus blogs, poder discutir e dirimir alguns questionamentos e duvidas que tenho, sem que me sinta "uma louca, anormal ou coisa do genero". Agrada-e bastante a ideia de haver um blog que aborde o assunto, em portugues, de forma clara e nada preconceituosa. Obrigada e sucesso em sua pesquisa. Para contata-la sera somente por postagem no blog?! Desdemona

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Betinha!Muito bom o seu blog!
    Esse tema é muito instigante e pouco conhecido. Eu acompanho com grande interesse sua pesquisa e agradeço a possibilidade de reflexão e disponibilização dos referenciais teóricos. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Bete, que querida, AMEI o blog! Muito bom, bom conteúdo...nada de "achismos". Com certeza uma fonte segura para se buscar informações. E adorei ler os comentários, só reforça o que escrevi acima. Parabens e irei acompanhar sempre que possível. Um beijo!!

    ResponderExcluir